O prefeito Rogério Cruz vistoriou, nesta quinta-feira (7), 14 intervenções de infraestrutura na cidade, sendo sete de pavimentação e reconstrução asfáltica e outras sete de eficientização da iluminação pública. O giro dos trabalhos teve início pelo Centro da capital, onde a prefeitura de Goiânia coloca em prática o Programa Centraliza, com a realização de diversas obras, e percorreu todas as regiões da cidade.
“Faço questão de acompanhar muito de perto a realização dos trabalhos. Aproveito para conversar com a população, que de fato tem atestado a qualidade das nossas das intervenções. Levamos asfalto de qualidade a todas as regiões e também estamos pavimentando bairros que sequer tinha o benefício. Com isso, estamos mudando a realidade de vias antigas, muitas delas com mais de 60 anos”, destacou o prefeito Rogério, ao garantir que os serviços são de qualidade e estão melhorando a vida das pessoas.
A primeira visita foi à obra de recuperação asfáltica da Rua 61, no Setor Central. O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, explicou que o Programa Centraliza está executando oito quilômetros de recapeamento no bairro.
“São obras nos quatro cantos da cidade, algumas aguardadas há mais de 50 anos. O prefeito tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos, como tem feito semanalmente, e cobrado que o cronograma seja cumprido”, disse Denes Pereira.
O presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, esteve na comitiva e destacou as obras de requalificação da Região Central. “É importante o prefeito Rogério requalificar o Centro. Essas obras fazem parte de um pacote muito importante da Prefeitura para revitalizar o setor, que por muito tempo teve a sua estrutura deteriorada. Agora o prefeito Rogério vem aqui ao Centro da cidade, visita os comerciantes, visita os moradores e traz esse asfalto novo, assim como outros benefícios também estão vindo”, pontuou.
A aposentada Terezinha Martins Rodrigues comemorou o avanço das obras de recapeamento e elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Nossa, muito bom, tudo que estava precisando, né? Porque o asfalto estava detonado, uma calamidade pública. Agora ficou ótimo. O pessoal da administração está de parabéns”, disse.
O segundo compromisso foi na Rua P-16, no Setor dos Funcionários, onde o morador Onofre Gondim comemorava o avanço das obras. “Eu tenho 46 anos que moro aqui e é a primeira vez que fazem a recuperação. Eu estou muito satisfeito, ficou muito bem feito. E o povo é rápido, começou e rapidinho já está assim”, relatou.
Em seguida, foram vistoriadas as obras de revitalização asfáltica da Rua D, no Setor Progresso; Avenida Brasil, no Parque Industrial João Braz; e Rua das Palmas, no Parque Oeste Industrial.
O prefeito Rogério também acompanhou o andamento das obras de pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e boca de lobo, e pavimentação na Chácaras Recreio São Joaquim e nas Ruas SV-32, S-V5 e SV3 do Residencial Solar Ville. Duas famílias que passavam pelo local pararam para agradecer o prefeito Rogério pelos investimentos na região.
“Vieram nos agradecer porque na época da chuva era muita lama para todo o lado. Agora estão felizes porque, mesmo com as primeiras chuvas, não tem mais lama, a água desce canalizada direto para o córrego”, explicou o prefeito Rogério, completando que, além de asfalto, o bairro será beneficiado com iluminação de LED.
A cuidadora de idosos Tainará Alves de Oliveira disse que o bairro aguardava o benefício há mais de dez anos. “Agora é só vitória, graças a Deus e ao prefeito Rogério. A chuva dos últimos dias desceu (pela canalização) tranquila, sem empoçar, sem nada. Acabou a lama”, comemorou.
Eficientização da iluminação
Já no período da noite, o prefeito Rogério conferiu o andamento da eficientização da iluminação pública na BR 153, Vila Redenção; Praça José Bonifácio, na Rua Jarina – Jardim Mariliza; Avenida Brasil com Avenida Interlândia – Santa Genoveva; Rua 59 e Rua 76 – Setor Central; Avenida C-107 (Marginal Cascavel) Jardim América; Avenida Itália – Jardim Europa; e Avenida Real Conquista – Residencial Real Conquista.
“Estamos com praticamente 38 mil pontos já substituídos e vamos chegar a 40 mil até o fim deste mês. O nosso objetivo é chegar a 180 mil até o fim do próximo ano”, enumerou o prefeito. “Gestores de uma Capital como Goiânia precisam de ousadia, determinação e foco”, comentou.
Na Praça do Canteiro Central da Avenida Itália, no Jardim Europa, a administradora Léia Silveira, que fazia caminhada na pista – agora totalmente iluminada com lâmpadas de LED -, aprovou o serviço e classificou a segurança como o principal fator. “Gosto de fazer diariamente caminhadas aqui na Avenida Itália. Antes, estava muito escuro, mas agora a pista está bem iluminada e, claro, com muita segurança. Parabéns à Prefeitura pelo trabalho”, elogiou.
Já o titular da Seinfra, Denes Pereira, completou que a eficientização da iluminação de Goiânia é desafio, mas, segundo ele, precisa ser enfrentado. “Trocar as lâmpadas de sódio, que gastam muito mais, por LED, que tem muito mais sustentabilidade e economia de 40%”, explicou o secretário, ao vistoriar o último ponto de substituição no Residencial Real Conquista.