O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito a aliados que está cada vez mais decepcionado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sinalizado que pode romper politicamente com o líder do país vizinho caso se confirme a invasão da região guianense de Essequibo.
Segundo o canal de notícias CNN Brasil, aliados afirmam que, em conversas reservadas, Lula tem relembrado com saudosismo a amizade que tinha com o ex-presidente Hugo Chávez, morto em 2013, e dito que não mantém a mesma relação com o atual presidente venezuelano.
ontes próximas ao presidente brasileiro indicam que ele estaria “menos cético” que o Itamaraty sobre a possibilidade de uma guerra na região. Além disso, ele teria lamentado que Maduro tenha “explodido” o esforço brasileiro para normalizar as eleições do ano que vem na Venezuela para poder tirar o país do isolamento.
De acordo com as fontes, o Brasil vai responder de forma dura se o presidente da Venezuela avançar com seus planos bélicos na região da Guiana.