Só neste mês de dezembro, estão programadas 119 bancas examinadoras com 33.320 vagas para provas de categorias de quatro rodas (B, C, D e E) e 17.850 vagas para categoria A (motocicleta)
O Detran-GO esclarece que é equivocada a informação de que cinco mil alunos ficarão sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por falta de banca examinadora. Mesmo com número reduzido de examinadores – perda de 100 profissionais no último ano – a autarquia vem atendendo normalmente todo o estado de Goiás.
De janeiro deste ano até a última terça-feira (05/12), foram aplicadas 264.937 provas práticas no estado. Mesmo sem concluir o mês, o número é 3% superior à média dos últimos quatro anos, quando foram feitas 257.865 provas por ano. Só neste mês de dezembro, estão programadas 119 bancas examinadoras com 33.320 vagas para provas de categorias de quatro rodas (B, C, D e E) e 17.850 vagas para categoria A (motocicleta).
Desde o fim da pandemia, cada banca teve o número de vagas elevado. Atualmente, comporta até 280 provas de quatro rodas e 150 provas de duas rodas. Em algumas cidades, o número de candidatos não deve preencher o total de vagas. Isso ocorre, por exemplo, em Mineiros e Itumbiara. Nesta última, até o momento, os Centros de Formação de Condutores agendaram apenas 60 candidatos na banca aberta.
A abertura de banca segue a programação conforme o fluxo de demandas apresentadas pelos CFCs e a movimentação dos processos abertos, visto que a prova prática é a última etapa do processo de habilitação, que conforme resolução do 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito tem a validade de 12 meses.
O Detran-GO esclarece que grande parte dos processos que vencerão em dezembro deste ano são remanescentes da pandemia. Na ocasião, o Contran, único órgão com competência para prorrogar os processos, estendeu os prazos por diversas vezes. Ou seja, alguns processos estão abertos há mais de três anos.
Apesar de não ter autonomia para prorrogar processos, o Detran-GO reforça seu compromisso em atender os interesses dos candidatos à habilitação e coloca-se à disposição para o diálogo transparente e honesto com os permissionários.
Para atender os aumentos de demandas, o Detran-GO está formando mais examinadores e, em breve, irá aumentar seu quadro com o credenciamento de servidores públicos e particulares que tenham o curso e possam atuar como examinadores de trânsito.
Ainda com o objetivo de fortalecer seu quadro, a autarquia, em parceria com a Secretaria de Administração, está finalizando processo de contratação de temporários e, no próximo ano, deve realizar concurso público. A meta é levar banca examinadora aos 246 municípios goianos.
119 até o dia 22
14 na região do Entorno do DF
Média de provas nos últimos 4 anos: 257.865 provas por ano
Número de provas aplicadas neste ano: 264.937 (até 5 de dezembro)
Vagas abertas para dezembro
33.320 – categoria quatro rodas
17.850 – categoria duas rodas
Total: 51.170
Demanda: Candidatos com processos abertos que concluíram o curso prático correspondem a 26 mil. Destes, 16 mil já fizeram a prova pelo menos uma vez (Reteste).