Brasil, 29 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Israel e Hamas fecham acordo para trégua de pelo menos 4 dias e libertação de reféns

Publicado em atualizado em 23/11/2023 às 22:08

TEL AVIV (ANSA) – Após 45 dias de guerra, Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas chegaram a um acordo para uma trégua de pelo menos quatro dias nos combates na Faixa de Gaza.   

Mediado por Catar, Egito e Estados Unidos, o pacto prevê inicialmente a libertação de 50 reféns capturados pelo Hamas nos atentados de 7 de outubro – sendo ao menos 10 por cada dia de cessar-fogo – e de 150 palestinos mantidos como prisioneiros em Israel.   

Em um segundo momento, Israel poderá soltar mais 150 palestinos, em troca da libertação de outros 50 reféns pelo grupo islâmico. “Para cada libertação de 10 reféns, haverá uma nova pausa nos combates por 24 horas”, diz o texto do acordo aprovado pelo governo do premiê Benjamin Netanyahu.   

Também está prevista a entrada de pelo menos 300 caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza, incluindo combustível para alimentar os geradores de hospitais.   

“As disposições desse acordo foram formuladas em conformidade com a visão de resistência e determinação que busca servir o nosso povo e reforçar sua tenacidade diante da agressão”, afirmou o Hamas em um comunicado.   

“Mas nossas mãos continuarão no gatilho, e nossos batalhões triunfantes permanecerão alertas”, ressaltou o grupo, enquanto o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, deu as boas-vindas à trégua, porém pediu “soluções mais amplas” para o conflito.