O governo Lula (PT) não vai mudar a meta fiscal para 2024 neste ano, em uma vitória do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O governo bateu o martelo de que não irá apresentar emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2024 para mudar a meta de déficit zero para o próximo ano. Atualmente, a margem de tolerância é de 0,25%, conforme definido no novo arcabouço fiscal, mas um movimento no governo tenta aumentá-la.
A decisão foi cravada numa reunião no Palácio do Planalto de Padilha com Haddad, a ministra Simone Tebet (Orçamento), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo, e o deputado Danilo Forte (União-CE), relator da LDO na Câmara.
Haddad tem sido uma voz isolada no governo desde que Lula começou a falar na revisão da meta. Sob argumento de “buscar o equilíbrio fiscal”, o ministro insistia em um trabalho de convencimento do presidente de que é importante “seguir buscando a meta”… – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/11/16/haddad-meta-fiscal-lula.htm?cmpid=copiaecola