O avião da FAB que trouxe 32 brasileiros-palestinos da Faixa de Gaza pousou às 23h24 desta segunda-feira (13) na base aérea de Brasília. Os repatriados foram recebidos na pista de pouso pelo presidente Lula, a primeira-dama Janja e vários ministros.
Os primeiros passageiros a desembarcar foram duas crianças com quadro de desnutrição. Elas receberam o primeiro atendimento ainda na pista, em uma ambulância, e foram encaminhadas a um hospital local.
Foi o mais recente voo da Força Aérea para trazer os brasileiros que manifestaram interesse em voltar para o país. Mais cedo, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, afirmou que novas repatriações de brasileiros na Faixa de Gaza serão avaliadas.
Em Brasília, os resgatados ficarão hospedados por dois dias no hotel da FAB, com alimentação, cuidados médicos e psicológicos e acesso a serviços de regularização da documentação.
Após esse período, parte dos brasileiros que têm família no país seguirão para os seus destinos. O outro grupo será levado, em avião da FAB, para Guarulhos (SP) e encaminhado para um abrigo no interior de São Paulo.
Das 32 pessoas, 24 vão para São Paulo, 12 ficam no abrigo no interior do estado paulista, uma vai para Novo Hamburgo (RS), duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e quatro ficam em Brasília.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, as pessoas resgatadas podem fazer a inscrição no CadÚnico e, em caso de cumprimento dos requisitos, será possível solicitar o Bolsa Família e outros programas assistenciais.