Brasil, 20 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

Moradores aderem ao Disque-Árvore e reafirmam título da capital mais verde do Brasil

Publicado em

O projeto Disque-Árvore, executado pela Prefeitura de Goiânia por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), ganhou a adesão dos moradores da capital e mais de 7 mil mudas de árvores já foram plantadas nas calçadas da cidade. Para participar do programa, os moradores podem fazer a solicitação pelo WhatsApp da ação (62) 9 9639-7495, que foi lançada em 2021 e tem transformado a paisagem urbana da Capital, que é mais verde do Brasil.

Quem participou recentemente do Disque-Árvore e teve uma muda de árvore plantada na porta de seu salão de beleza, localizado na Rua Professor Peclat, na Vila Megale, foi a cabeleireira Silvia Maria Pereira. Ela nomeou a árvore como ‘beleza única’ e agora aguarda ansiosamente o dia em que a sua sombra se estenderá pela porta do salão. “O cuidado com o meio ambiente é essencial para o futuro das próximas gerações. Amo a natureza e quando fiquei sabendo do Disque-Árvore, não hesitei e logo solicitei um exemplar”, diz.

Pelo Disque-Árvore, de janeiro a setembro deste ano, 1.113 solicitações já foram atendidas pela Amma. As equipes técnicas avaliam cada local e consideram os aspectos como a largura das calçadas, fiação elétrica, entradas de garagem e até as possíveis encanações de esgoto. “Esse cuidado prévio garante que as mudas sejam plantadas de maneira adequada e contribui não apenas para a estética, mas, também, para o equilíbrio térmico da cidade”, ressalta o presidente da Amma, Luan Alves.

Foi exatamente seguindo essas orientações que o empresário Alexandre Castro solicitou o plantio no início do ano e foi atendido em menos de uma semana. O que começou como pedido de uma muda acabou se transformando no plantio de três árvores em frente ao seu comércio. “Quando enviei a mensagem, achei que eles viriam aqui e plantariam apenas um exemplar, mas, quando chegaram, avaliaram que era melhor o plantio de três mudas de árvores”, conta ele.

Além da sombra, que a cabeleireira Silvia Maria e o empresário Alexandre Castro esperam para os próximos anos, as árvores desempenham um papel fundamental na melhoria do ambiente urbano. Elas oferecem equilíbrio térmico, reduzem a velocidade do vento, conservam a umidade do solo e tornam a cidade mais agradável visualmente. Por isso, a ação da Prefeitura de Goiânia tem entre suas premissas a participação popular a favor da natureza. “A intenção é engajar as pessoas e motivar ainda mais o plantio em calçadas para ampliar a arborização urbana”, avalia Luan Alves.

Ao fazer o pedido, o morador responde previamente a um formulário do Google, com dados pessoais e fotos da calçada onde deseja o plantio. De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires, o plantio é agendado para que a equipe realize o serviço da forma correta e faça as orientações devidas. “A Amma leva em uma van a muda de árvore, gradil para proteção e a compostagem, que é uma mistura com folhas das podas de árvores de parques e outras matérias orgânicas”, pontua.

ArborizaGyn
Além do Disque-Árvore, a Prefeitura de Goiânia realiza também o ArborizaGyn, uma grande força-tarefa que objetiva o plantio de milhares de novas mudas na cidade. No dia 22 de novembro, a partir das 9h, no Residencial Jardins do Cerrado 2, ocorrerá o ArborizaGYN 3.0, com o plantio de 90 mil mudas de árvores, simbolizando os 90 anos de Goiânia.

Na ocasião, serão plantadas mudas nativas do Cerrado, como os ipês e até pequizeiros, além das espécies de jatobá, cagaita, guapeva, sombreiro, angico, aroeira e mangaba. As mudas estão sendo preparadas no viveiro da Amma. Nas edições anteriores, a Amma plantou 62 mil mudas, dentro do programa ArborizaGyn 1.0, em novembro de 2021, e 50 mil na edição 2.0, em 2022.

Cidades e Soluções
Recentemente, o programa Cidades e Soluções, da Globo News, esteve em Goiânia para conhecer o Disque-Árvore e confirmou que capital goiana adota uma política ambiental que é um exemplo de sustentabilidade, e tratou o município como a cidade da árvore, reafirmando o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 em que Goiânia aparece com 94 metros quadrados de área verde por habitante.