Brasil, 30 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Brasileiro diz que grupo está destruído depois da suspensão da nova lista para deixar Gaza

Publicado em atualizado em 06/11/2023 às 10:22

O comerciante Hasan Rabee, 30, diz que pessoas que esperam pelo momento de deixar a Faixa de Gaza estão sem água, energia, combustível e gás de cozinha. Ele, que faz parte do grupo de 34 brasileiros que aguardava para retornar ao Brasil, diz que o sentimento é de “destruição” após a suspensão da nova lista com autorizações para sair do território.

Rabee afirma que o dia a dia em Khan Younis tem sido “cada vez pior”. Na madrugada deste domingo (5), o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que não haveria lista de nacionalidades autorizadas a deixarem a Faixa de Gaza.

A gente está destruído. É cada dia pior do que o outro. A gente come uma vez por dia, não tem gás de cozinha. As coisas estão complicadas. Não temos água encanada, nem energia”, disse ele. Hoje é o quinto dia de espera de pessoas com dupla nacionalidade para obter autorização para deixar Gaza.

O grupo de brasileiros em Gaza é composto por 34 pessoas. Dessas, 24 são brasileiros, sete são palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e seis são homens. O grupo aguarda autorização para deixar Gaza dividido em duas cidades: 18 estão Rafah, cidade mais próxima da fronteira, e 16 estão em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.