O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, acompanhado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Floresta, na manhã desta terça-feira (31/10). A ocasião promoveu o encontro com trabalhadores e pessoas assistidas pela unidade, dentre idosos e grávidas, que recepcionaram o prefeito e o ministro.
“É gratificante para nós ter o ministro aqui conosco, que traz boas novas, ampliando sempre os benefícios para os mais vulneráveis. Aqui ele apresenta a condição de Goiás receber uma verba maior para benefícios sociais às pessoas que tanto precisam do poder público. É preciso que os governos Federal, Estadual e Municipal estejam de mãos dadas pelas famílias mais vulneráveis, para poder colaborar em colocar o alimento na mesa de todos”, destacou o prefeito.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, parabenizou os trabalhos sociais realizados pela Prefeitura de Goiânia e ressaltou que o Governo Federal está aberto a parcerias em prol das populações mais vulneráveis. “O Cras Floresta tem uma equipe competente ligada ao município, e nosso objetivo é poder atender de modo especializado às pessoas em situação de rua, com deficiência, crianças abandonadas, imigrantes, ou seja, trabalhando juntos, Município, Estado e Governo Federal”, disse.
“O prefeito Rogério Cruz considera muito o respeito a todos os entes federados, bem como a parceria entre Governo Federal e Governo Municipal. Hoje o ministro pode conhecer um pouco da nossa rotina de trabalho, a nossa horta que é cuidada pelos próprios moradores do bairro, conhecer o projeto Mamãe Bebê que é direcionado para as gestantes, conhecer o nosso serviço de convivência e muito mais”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Maria Yvelônia.
Horta comunitária
A horta comunitária é uma iniciativa para que a produção de alimentos seja realizada por meio de trabalho voluntário, de forma coletiva, incluindo moradores de determinada região. A moradora Dona Maria dos Anjos de Oliveira, 82 anos, é voluntária da horta do Cras do Bairro Floresta e conta que o trabalho é realizado com muito carinho.
“Nossa horta leva benefícios à comunidade. As pessoas que precisam vem aqui e pegam suas hortaliças, como os alfaces que vamos colher na próxima semana. Eu sou uma pessoa criada no interior, com muito carinho pelo plantio. E é com esse mesmo carinho e amor que eu cuido daqui”, refletiu Dona Maria.
“A Prefeitura de Goiânia tem um importante trabalho nessa área da produção de alimentos em hortas comunitárias. Hoje nós estamos autorizando aqui um primeiro passo, vamos trabalhar outros R$ 4,8 milhões para apoio a esse programa vinculado à produção e à compra de alimentos produzidos. Esse alimento produzido é repassado a outras pessoas que precisam. O dinheiro circula na economia e resolve a complementação alimentar para aqueles que precisam”, afirmou ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.