Brasil, 15 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Economia

Copom reduz taxa básica juros em 0,5% e sinaliza para novos cortes

Publicado em atualizado em 02/11/2023 às 08:16

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu esta quarta-feira (1) a taxa Selic de 12,75% para 12,25% ao ano, o que já era esperado pelo mercad. Com a redução, o Copom sinalizou para novos cortes na taxa básica de juros.

No comunicado da decisão, o BC afirmou que “em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.”

No cenário traçado pela autoridade monetária, a desaceleração da inflação será mais lenta, e a ancoragem das expectativas inflacionárias tende a ser “apenas parcial”. Tudo isso vem temperado pelas tensões geopolíticas, como a guerra em Israel e a inflação persistente nos países desenvolvidos.

Segundo o Copom, essa situação “demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”. O BC não deixou, também, de mandar seu recado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a importância de manter o compromisso com a austeridade das contas públicas.

“Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas”, afirmou no comunicado desta quarta.

Como se sabe, Lula surpreendeu o mercado ao afirmar, numa coletiva de imprensa, que a meta de zerar o déficit primário “dificilmente” será cumprida no ano que vem. Analistas e investidores interpretaram a declaração como um sinal de que o presidente não está comprometido com o tema.