Neste dia 24 de outubro, terça-feira, acontece na Catedral Metropolitana a Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 90 anos de Goiânia,e a Bênção ao projeto de restauração da Catedral, a celebração terá início às 19h30 e será presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino.
A Catedral Metropolitana de Goiânia é um ícone que faz parte da história, cultura, arquitetura e fé do povo Goiano. Em 1937, a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora foi criada, marcando o início da história desta Catedral. A sua estrutura foi erguida com doações da comunidade que ao longo dos anos, desempenhou um papel fundamental na história da capital. A sua restauração busca mantê-la como um símbolo vivo da fé e devoção.
O prédio tem projeto aprovado pela Lei Rouanet, do governo federal, denominado Restauro e Conservação da Cobertura da Catedral Metropolitana de Goiânia. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é o órgão designado pelo Ministério da Cultura para aprovar e acompanhar o projeto.
Desde sua inauguração, o telhado da Catedral nunca foi trocado. As chuvas e intempéries ocorridas desde o ano passado danificaram a cobertura do templo. De acordo com o projeto será necessário promover intervenções nas vigas de sustentação e fazer a substituição das telhas. Na torre, deverá ser feita a restauração do relógio, que atualmente não está em funcionamento. Além disso, o órgão utilizado nas missas da igreja também será restaurado e terá a capacidade sonora aumentada.