Brasil, 30 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

TSE rejeita por unanimidade ações de Bolsonaro contra Lula e Alckmin

Publicado em atualizado em 20/10/2023 às 10:05

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou por unanimidade nesta quinta-feira (19) duas ações eleitorais em julgamento contra a chapa de Lula (PT) em sua campanha à Presidência no ano passado. O placar dos julgamentos foi de 7 votos a 0. 

As ações contra o petista foram apresentadas pela coligação de Jair Bolsonaro à reeleição, derrotada pela de Lula. 

A primeira ação julgada, e rejeitada, trata de supostas irregularidades envolvendo gastos com impulsionamento ilícito de propaganda eleitoral no Google. Segundo a acusação, teria existido divulgação de anúncio “que busca encobrir e dissimular a verdade dos fatos”.

Segundo a denúncia da coligação de Bolsonaro, Lula e Alckmin teriam feito uso “mercantil” dos algoritmos do Google para limitar o alcance de resultados relacionados à corrupção envolvendo os candidatos, principalmente no que diz respeito à Operação Lava Jato, que levou o petista à prisão.

A defesa de Lula e Alckmin afirmou que a coligação de Bolsonaro não conseguiu demonstrar a natureza inverídica da informação impulsionada e não comprovou que o link estava se sobrepondo a outras páginas orgânicas do Google.

A outra ação questiona suposto uso de entrevistas em emissoras de televisão, no dia do primeiro turno do pleito de 2022, para supostamente difundir propaganda eleitoral.