Brasil, 01 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Depois da visita a Israel, Biden anuncia que Egito autorizou entrada de caminhões com ajuda humanitária

Publicado em atualizado em 19/10/2023 às 14:35

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, autorizou a entrada de 20 caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza através da passagem fronteiriça de Rafah, anunciou, nesta quarta-feira (18), o presidente dos EUA, Joe Biden.

O mandatário americano esteve nesta quarta em Israe e se reuniu com o primeiro-ministro Benjamim Nethanyahu, quando reafirmou apoio incondicional aos israelenses. Ele, no entanto, causou apreensão em Israel ao antecipar que enviará ao Congresso americano pedido de ajuda de 100 milhões de dólares aos palestnos da Faixa de Gaza.

O Egito “aceitou (…) deixar passar 20 caminhões para começar”, disse Biden após falar por telefone com seu contraparte egípcio, ao concluir uma visita-relâmpago a Israel, onde reafirmou o apoio a seu principal aliado no Oriente Médio, após a ofensiva letal do grupo islamita palestino Hamas contra o território israelense em 7 de outubro.

É provável que o carregamento não cruze a fronteira até a sexta-feira, já que a estrada que margeia a passagem humanitária necessita de reparos, detalhou Biden.

O presidente americano acrescentou que o Egito “merece muito reconhecimento” por sua ação, e que as Nações Unidas distribuirão a ajuda assim que ela chegar ao território onde vivem 2,3 milhões de pessoas. Biden, no entanto, advertiu que a passagem de Rafah será fechada novamente “se o Hamas confiscar a ajuda humanitária”.