Brasil, 01 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Brasileiros que aguardam resgate podem entrar no Egito nesta segunda (16)

Publicado em atualizado às 21:36

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse que espera que os  brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza atravessem a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, nesta segunda-feira (16).

Segundo ele, a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que “circulam rumores” de que a fronteira será aberta na segunda e confirmou essa informação por outra fonte.

Um  grupo de 28 pessoas, 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

Segundo o governo brasileiro, assim que o grupo puder cruzar para o Egito, eles serão trazidos ao Brasil no avião VC-2 da Presidência da República, que tem capacidade para transportar até 40 passageiros.  Outros cinco voos de repatriação já foram feitos para trazer brasileiros e familiares de Israel.

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vêm negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para poder resgatar o grupo. Entre sexta e sábado, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.