Brasil, 15 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Vence prazo dado por Israel a palestinos para desocupação da faixa de Gaza

Publicado em atualizado em 14/10/2023 às 22:18

Venceu o prazo dado por Israel a palestinos para desocupação da faixa de Gaza.

O Exército de Israel havia ordenado a saída imediata de mais de um milhão de habitantes do norte da Faixa de Gaza para o sul, em meio a intenso bombardeio em represália pelos ataques do Hamas. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu o cancelamento da medida e advertiu sobre as consequências “devastadoras” da medida. 

Em um comunicado, o Exército israelense convocou a “retirada de todos os civis da Cidade de Gaza de suas casas, para o sul, para sua própria segurança e proteção, e se transferir para a área ao sul de Wadi Gaza”.

Informada momentos antes da ordem israelense de “realocar” 1,1 milhão de habitantes do norte de Gaza para o sul em 24 horas, a ONU fez um pedido formal para a anulação imediata da medida, após alertar que sua execução é “impossível”. 

“Hoje (12 de outubro), pouco antes da meia-noite, horário local”, os funcionários da ONU em Gaza “foram informados por seus oficiais de ligação do Exército israelense de que toda a população ao norte de Wadi Gaza devia ser realocada para o sul em 24 horas”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU. 

“As Nações Unidas pedem, com firmeza, que, se confirmada, anule-se qualquer ordem deste tipo, evitando o que pode transformar o que já é uma tragédia em uma situação calamitosa”, arrematou.