Brasil, 01 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Brasil pede retomada da paz e defende criação de estado nacional palestino

Publicado em atualizado às 22:28

 Em meio ao intenso conflito entre Israel e Palestina, que já soma mais de 1.500 pessoas mortas, o Brasil, que preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas, convocou reunião emergencial no último domingo (8) para debater os recentes desdobramentos do confronto.

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o país lamentou a perda de vidas, condenando veementemente os ataques contra civis. A declaração enfatizou que ambas as partes envolvidas no conflito devem evitar a violência contra civis e respeitar suas obrigações conforme o direito internacional humanitário.

Ao conclamar os envolvidos para a máxima contenção, o Brasil destaca a urgência em evitar uma escalada do conflito, cujas consequências poderiam ser imprevisíveis para a paz e a segurança internacionais. Além disso, o governo brasileiro ressaltou a necessidade de retomar o processo de paz.

O governo brasileiro também defendeu a solução de dois Estados, reiterando seu compromisso com um Estado palestino economicamente viável, que coexista em paz e segurança com Israel, respeitando fronteiras mutuamente acordadas e reconhecidas internacionalmente.

Israel foi atingido por um ataque de foguetes sem precedentes vindo da Faixa de Gaza no último sábado pela manhã. O exército israelense disse que o Hamas disparou mais de 3.000 foguetes, acrescentando que dezenas de tropas do Hamas infiltraram áreas de fronteira no sul de Israel. Desde então, o exército israelense enviou tropas para os territórios do sul para reconquistá-los das forças palestinas e começou a realizar ataques contra as posições do Hamas em Gaza.