A Políca Federal deflagrou esta terça-feira (29) a 15ª fase da OperaçãoLesa Pátria, que mira suspeitos de financiar os ataques golpistas na capital federal. A PF cumpre dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, contra o deputado estadual de Goiás Amauri Ribeiro, do União Brasil, em Goiânia e Piracamjuba. O polêmico parlamentar teve o telefone celular apreendido.
Amauri Ribeiro, conhecido como deputado do chapéu, disse na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás que financiou acampamentos golpistas em Brasília, ajudando a pagar água e comida para para manifestanres em frente aos quartéis do Exército. A declaração do deputadi foi feita no dia 6 de junho, quando discursou para condenar a prisão do coronel golpista da PM-GO, Benito Franco
Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão nos endereços do parlamentar. Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e incitação ao crime.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.