Brasil, 26 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Novos protocolos sanitários para Covid-19 não são necessários, diz Secretaria da Saúde

Publicado em atualizado em 21/08/2023 às 09:00

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) assegura que não será preciso adotar novos protocolos sanitários para Covid-19 em Goiás. De acordo com os dados oficiais, não está havendo aumento significativo de casos da doença no estado. Na última sexta-feira, 18, foi noticiado que o município de Avelinópolis registrou aumento de casos, o que motivou a suspensão das aulas em uma escola da cidade. 

Contudo, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, há estabilização da doença em Goiás e que, por isso, não existe a necessidade de adoção de medidas como a adotada na cidade do interior. “Hoje não há motivo, em nível de coletividade, de termos medidas como o fechamento de escolas. Existem outras formas de trabalhar o controle”, assinalou.

“Não temos uma situação de emergência em saúde pública decretada, nem mesmo cenário epidemiológico hoje que justifique adoção de recomendações diferentes das que já são feitas. Pode haver o aumento de casos pontuais, ocorrências de surtos, mas temos medidas que podem ser adotadas para fazer o controle dessas situações de acordo com a situação encontrada”, disse Flúvia.

Subvariante

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre uma nova subvariante da Ômicron, denominada EG.5. Até o momento ela foi identificada em 51 países. O primeiro registro no Brasil foi feito há alguns dias no estado de São Paulo. Não há ainda casos confirmados da subvariante em Goiás.