Brasil, 03 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Zema recebe críticas por declaração xenofóbica contra Nordeste

Publicado em atualizado em 08/08/2023 às 11:00

Políticos de diferentes partidos e o Consórcio do Nordeste criticaram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por uma fala em que ele defendeu “ protagonismo ” do Sul e do Sudeste. Governadores do Nordeste indicam que a declaração incita uma “ guerra entre regiões” do país.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disparou contra Zema após defesa de união contra o Nordeste: “preconceituoso e atrasado”.

Gleisi afirmou que o povo tem orgulho do Nordeste e que a união deveria ser por um Brasil livre de discriminação: “só mesmo o bolsonarista Zema pra propor união sul sudeste contra os nordeste. Preconceituoso e atrasado. Eu sou do sul e essa fala é inadmissível, temos orgulho no nordeste, do povo nordestino. Queremos a união do povo brasileiro por um país justo, solidário, livre de discriminação”.

“Sou do sul e essa fala é inadmissível, temos orgulho no nordeste, do povo nordestino. Queremos a união do povo brasileiro por um país livre de discriminação”, escreveu a deputada

Zema, tentou justificar neste domingo (6) as declarações dele consideradas xenofóbicas contra a região Nordeste. Em publicação as redes sociais, o governador mineiro, que disputa o espólio da extrema-direita após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, falou em “distorção dos fatos”.

“A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união”, escreveu Romeu Zema. 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema defendeu ações de um consórcio de Estados do Sul e Sudeste do Brasil para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos Estados do Norte e Nordeste.