Brasil, 03 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Governo Lula festeja queda da taxa Selic e projeta avanços na economia

Publicado em atualizado em 04/08/2023 às 11:53

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, viveu clima de festa na noite desta quarta-feira (2). A redução da taxa Selic desencadeou manifestações de otimismo entre os ministros do governo Lula.

A redução foi de 0,5 ponto percentual. Com isso, o patamar do indicador fica em 13,25% ao ano.

Confira o que cada ministro disse após a queda nos juros:

  • Fernando Haddad (Fazenda): “O corte de 0,5% na taxa básica de juros sinaliza que estamos na direção certa. Um avanço no sentido do crescimento econômico sustentável para todos.”
  • Simone Tebet (Planejamento e Orçamento): “Com o corte de 0,5% dos juros, acompanhado do indicativo de mais reduções adiante, o BC fica em sintonia com o cenário atual, de queda da inflação e de melhoria fiscal como estruturais. Os avanços institucionais do país nos últimos 7 meses, incluindo a aprovação da reforma tributária pela Câmara, tem gerado as condições para os cortes nos juros.”
  • Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços): “O Banco Central decidiu cortar em 0,5 ponto a taxa de juros básica, conhecida como taxa Selic, sobre a qual toda a economia se baseia. Em três anos, é a primeira vez que o BC reduz essa taxa.”
  • Alexandre Padilha (Relações Institucionais): “Durante todo o primeiro semestre, o governo Lula, o Congresso Nacional e a sociedade criaram todas as condições para que hoje o COPOM concretizasse essa redução da SELIC em 0,5%. Mais um importante passo para a economia brasileira.”
  • Rui Costa (Casa Civil): “A redução de 0,50% na taxa Selic é importante e indica que o Brasil está no rumo certo. Seguimos trabalhando por um crescimento econômico sólido e que promova melhorias ainda mais concretas na vida dos brasileiros.”
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência): “Desde Agosto de 2022 temos o maior juro real do mundo com a justificativa de ele é necessário para controlar a inflação alta. O governo federal, sob comando do presidente Lula mostrou que essa taxa poderia ser reduzida. A queda de meio ponto percentual ainda não reflete o que queremos, mas é um avanço que mostra que o Brasil está no rumo certo!”