Em Aruanã, às margens do Rio Araguaia, Caiado acompanha chegada dos atletas da CaminhadaEcológica (Foto: Lucas Diener)
Recebendo participantes da 30ª Caminhada Ecológica, na tarde de sábado (29), em Aruanã, o governador Ronaldo Caiado ressaltou o valor da preservação e do turismo sustentável. Maior manifestação do gênero na América Latina, a Caminhada de 2023 adotou o tema #TodosPeloCerrado. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, marcou presença.
“Mostramos, mais uma vez, que sabemos preservar e também fazer turismo. As pessoas não vão destruir os rios com pesca predatória. Ao mesmo tempo, temos todo o cuidado com as praias. Não se vê lixo espalhado mais. A parte educativa funciona”, ressaltou o governador.
A equipe composta por 30 atletas (21 homens e 9 mulheres) saiu de Trindade na madrugada de 25 de julho rumo a Aruanã. Ao longo de cinco dias, percorreram 310 km passando por dez municípios goianos: Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. Eles foram acompanhados por uma equipe de apoio de 90 pessoas.
A Caminhada Ecológica é idealizada pelo Jornal O Popular e pelo Sesc Goiás. O Governo de Goiás participa do evento com apoio logístico do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que disponibilizou dois micro-ônibus para transporte da equipe de apoio e forneceu uniformes para os atletas.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a força do turismo de Goiás. “Goiás tem a possibilidade de atrair o Brasil inteiro para conhecer suas belezas. O turismo será um novo agronegócio para Goiás, gerando riqueza e empregos”, projetou Sabino.
Nas cidades em que os atletas pernoitaram, ocorreu a tradicional cerimônia do Troféu Jaburu, símbolo da Caminhada Ecológica. A chegada em Aruanã foi celebrada com um show dos cantores goianos Pádua e Maria Eugênia, organizado pela Secretaria de Estado da Retomada.