O governador Ronaldo Caiado (UB) lançou, junto ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O ministro também entregou equipamentos, como drones e viaturas, para fortalecer a segurança pública de Goiás.
Na solenidade, Dino relembrou a parceria que teve ao lado de Caiado. “Na Câmara, ele integrava a oposição, mas era uma oposição exemplar, fundamentada. Caiado foi relator da matéria de que eu fui sub-relator ou relator adjunto, e desde então nós tivemos uma parceria intensa. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos tristes. Fomos governadores juntos. Ele vai muito, muito bem.”
Essa é a segunda versão do Pronasci. A primeira foi lançada em 2007 e vista incentivar políticas de segurança pública com cidadania, focando em territórios mais vulneráveis e com altos índices de violência. Outro ponto do programa é o combate ao racismo estrutural e à violência contra a mulher.
Um dos projetos do programa é a construção de ao menos 40 Casas da Mulher Brasileira no país, que servirão para prestar assistência à vítimas de violência doméstica. O investimento é de R$ 344 milhões de reais.