A Vila São Cottolengo, a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste, terá uma programação especial para Romaria 2023, envolvendo os colaboradores, pacientes, romeiros e devotos do Pai Eterno. Conhecida como o Santuário do Irmão, as atividades na vila terão início no dia 21 de junho, quarta-feira, com a Entronização da Imagem do Divino Pai Eterno e Missa de Envio, na Praça da Amizade. A celebração reunirá os colaboradores que vão trabalhar na romaria, às 9 horas, e será presidida pelo Padre João Paulo dos Santos, superior provincial da Congregação do Santíssimo Redentor, em Goiás.
Durante toda a Romaria a Vila recebe visitantes de todo o Brasil. E para acolhê-los nos dez dias de festa, haverá atividades diárias, com shows ao vivo, apresentação de danças, feira de artesanatos produzidos pelos pacientes, e ainda com o Bazar da Vila, com muitas novidades. No dia 23 de junho, o primeiro dia da festa, acontece a Romaria da Vila São Cottolengo, na qual os colaboradores farão a caminhada de Goiânia a Trindade, em um gesto de apoio e compromisso com a missão da instituição. A saída será às 17 horas, do Trevo de Goiânia, próximo ao Terminal Padre Pelágio.
Um dos momentos aguardados pela instituição serão as visitas das comitivas de Piracanjuba e Caldas Novas nos dias 28 e 29 de junho. Esses encontros ocorrerão na Equoterapia, proporcionando momentos de interação e compartilhamento de experiências entre os representantes das cidades e os pacientes da Vila. A Banda Inclusiva Luar animará essas ocasiões.
DIA DA VILA
No dia 30 de junho, sexta-feira, acontecerá o ápice da participação da Vila São Cottolengo na Romaria. As missas e novenas serão dedicadas à instituição. Neste dia, a liturgia da festa refletirá o tema: “O Pai Eterno nos Chama a Viver a Fé pela caridade e nos Envia para cuidar dos Pobres.” À noite, na novena campal, na Praça Dom Antônio Ribeiro (Praça da Basílica), a liturgia da 8ª Novena contará com a animação da Banda Inclusiva Luar, e com a presença de colaboradores e dos pacientes da Vila.
Além das celebrações religiosas, a Vila São Cottolengo também proporcionará shows e apresentações na Praça da Amizade nos dias 1º e 2 de julho. A Ronda da Alegria espalhará sorrisos e boas energias entre os presentes, seguida pela apresentação da Banda Inclusiva Luar. A Praça Padre Vilela e a Praça do Lago também receberão atividades simultâneas, oferecendo opções variadas para os visitantes desfrutarem da festividade.