O presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, recebeu o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e a primeira-dama do país caribenho, Cilia Flores, com honras de Estado nesta segunda-feira (29) no Palácio do Planalto, em Brasília. A última vez que Maduro veio ao Brasil foi em 2015. A recepção com pompas marca o reatamento das relações entre Brasil e Venezuelo.
Lula criticou o que ele chamou de “preconceito contra a Venezuela” e classificou a visita de Nicolás Maduro ao Brasil como um “momento histórico”. Os líderes discursaram e deram entrevista coletica lado a lado após reunião no Palácio do Planalto.
“Primeiro, eu queria dizer aos meus amigos do Brasil e à imprensa brasileira a alegria desse momento histórico que estamos vivendo agora”, ressaltou Lula no início de sua fala.
“Depois de oito anos, o presidente Maduro volta a visitar o Brasil, e nós recuperamos o direito de fazer política e relações internacionais com a seriedade que sempre fizemos, sobretudo com os países que fazem fronteira com o Brasil.”