Brasil, 10 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

Rogério Cruz participa do lançamento do Projeto Passaporte Para Vitória, idealizado pelo ex-jogador Léo Moura

Publicado em atualizado às 21:05

O prefeito Rogério Cruz, acompanhado do ex-jogador de futebol Léo Moura e do secretário municipal dos Esportes (Smesp), Danilo Rabelo, participou do lançamento do Projeto Passaporte Para Vitória, neste sábado (27/05), no Paço Municipal. O programa, que tem como objetivo gerar oportunidades para crianças e jovens na formação cidadã e socioesportiva, será realizado com recursos de emendas impositivas dos vereadores Igor Franco e Welton Lemos.

“A prefeitura une forças para beneficiar crianças e jovens com projetos que garantem, por meio do esporte, uma vida mais saudável e melhor. Goiânia está de portas abertas para iniciativas como essa”, afirmou o prefeito, durante a solenidade de lançamento. “Quero agradecer aos vereadores Welton Lemos e Igor Franco, que abraçaram esse projeto por meio de emendas impositivas”, ressalta.

O projeto do Instituto Leonardo Moura (ILM) vai ajudar no desenvolvimento dos alunos em um período de 12 meses. Atenderá 1,8 mil jovens com ou sem deficiência, dos sexos masculino e feminino, entre cinco e 17 anos, com impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, em seis núcleos de escolinhas de futebol espalhados pela capital. Eles terão acesso ao esporte, cultura e educação. Todos vão ganhar uniforme completo e kits para praticarem as aulas.

Eleito por quatro vezes seguidas o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro, Léo Moura fez história com a camisa do Flamengo, clube pelo qual atuou durante 10 anos. Também teve passagens pelos outros três grandes clubes do Rio de Janeiro, além de grandes equipes, como Palmeiras, São Paulo e Grêmio. Idealizador do projeto, agradeceu o apoio da prefeitura e disse que Goiânia será um dos grandes polos do Passaporte Para Vitória.

“É muito gratificante ver tantas crianças a participar aqui conosco. Tenho certeza de que esse projeto será um grande incentivo para as novas gerações de Goiânia”, pontua Léo Moura.

“Com o projeto, que conta com parcerias de extrema importância, como a Instituto Leo Moura e Prefeitura de Goiânia, vamos oferecer aulas de futebol em escolinhas dos bairros atendidos nesse primeiro momento”, afirma o vereador Igor Franco, ao lembrar que essa é uma experiência única. “Iremos colher frutos nas áreas da educação, saúde, socialização e inclusão social, por meio do esporte, dentro da modalidade do futebol”, ressalta.

“O resultado desse projeto é imaginável porque visa atender as crianças que vão receber todo o suporte para as aulas de futebol. No lugar de vulnerabilidade, o projeto oferece oportunidade”, revela o vereador Welton Lemos. Ele acrescenta que torce para que existam revelações no Passaporte da Vitória. “Quem sabe crianças sejam reveladas para grandes clubes”, projeta.

De acordo com o secretário dos Esportes, Danilo Rabelo, os interessados em participar do projeto podem procurar a secretaria ou os próprios núcleos de futebol para fazer a inscrição, nos setores Aruanã, Água Branca, Real Conquista, Primavera, Jardins do Cerrado, Morada do Sol e Itaipu.

João Pedro Batista, de 9 anos, que mora no Setor Água Branca, disse que está feliz em participar do projeto. “Meu sonho é ser jogador de futebol e acho que essa é uma oportunidade para dar início na realização dele”, disse.

Rayan Ferreira da Silva, de 11 anos, também sonha em ser jogador de futebol. Ele é atendido pelo núcleo de iniciação esportiva da Prefeitura de Goiânia e está bastante confiante. “Quem sabe depois dessa oportunidade sou convidado para jogar no meu time do coração, o Goiás”, revelou, com sorriso no rosto.

Participaram do lançamento do projeto a primeira-dama, Thelma Cruz, o deputado estadual Clécio Alves, os vereadores Igor Franco, Welton Lemes, Gabriela Rodart, Paulo Magalhães, Thialu Guiotti e Leandro Sena, secretários Zander Fábio (Cultura), Luan Alves (Amma), Marcelo Torrubia (SMM), Cida Garcez (Direitos Humanos), Rayssa Melo (Casa Civil) e Welmes Marques (Imas).