O influenciador digital e ativista goiano pelos direitos das pessoas com deficiências físicas ou intelectuais João Vitor de Paiva Bittencourt, 22 anos, foi recebido em audiência, nesta quarta-feira (24), pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.
O encontro ocorreu no gabinete do ministro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ele entregou um documento contendo 21 propostas visando a inclusão dos portadores de deficiência.
“João Vitor me entregou um documento contendo 21 itens muito bem feitos, expressando sua preocupação com a inclusão das pessoas com deficiência, que representam 10% da população brasileira”, assinalou Alckmin. Ele parabenizou o influenciador e ativista goiano pela iniciativa, classificada de alto valor social e interesse público.
João Vitor é estudante do quinto período de Educação Física da PUC-Goiás. Ele ganhou visibilidade nas redes recentemente ao postar um vídeo sobre à rotina dele na faculdade. Em 24 horas, teve mais de 500 mil visualizações. A partir mais, virou tema de reportagens em rádios, tvs e jornais. Agora, ele aproveita a popularidade para defender os direitos das pessoas com deficiências e lutar contra o capacitismo, que é é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. Em sociedades capacitistas, a ausência de qualquer deficiência é visto como o normal, e pessoas com alguma deficiência são entendidas como exceções.
Ele já foi recebido pelos senadores Romário e Jorge Kajuru. Agora, será a vez de entregar as reivindicações ao vice-presidente. “Quero ser o porta-voz dessas pessoas que ainda são discriminadas e que sofrem preconceito”, diz.