Brasil, 26 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Fieg assume gestão de de escolas públicas em quatro municípios goianos

Publicado em

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), assinou o termo de compromisso para assumir a gestão de escolas públicas em mais quatro municípios goianos: Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia; Flores de Goiás, no Nordeste Goiano; Pontalina, no Sul do Estado; e Sanclerlândia, na Região Oeste. 
A cerimônia ocorreu nesta quinta (18/5) na Casa da Indústria, sede da Fieg, em Goiânia. O presidente da Federação, Sandro Mabel, e os prefeitos dos quatro municípios estiveram presentes.

O Programa de Gestão de Escolas Públicas do Sesi alcança a marca de dez unidades de ensino no Estado. “É um momento importante para nós. Fizemos um projeto piloto em Alto Horizonte com sucesso muito grande. Nosso modelo não interfere nada no município, são os mesmos professores, a mesma estrutura, só entramos com nosso modelo de educação, que é um modelo vencedor e que muda a visão da meninada para que eles possam aprender o que há de mais moderno em tecnologia, programação e robótica”, assinalou Sandro Mabel.

O Sesi cuidou da seleção do quadro de colaboradores técnicos e docentes e colocou em andamento plano de investimento de melhoria da infraestrutura física, que tem previsão de mais R$ 1 milhão. A unidade conta com educação trilíngue, inserindo inglês e programação de computadores como disciplinas, ao lado do português, além de robótica, acompanhamento psicológico, entre outros diferenciais da rede Sesi.
 
Segundo Mabel, o projeto leva igualdade na educação para as cidades pequenas. “Isso dá uma chance para que crianças de escolas públicas no interior tenham a mesma educação que é oferecida nas melhores escolas particulares de Goiânia. A nossa intenção é que todos os municípios menores aqui de Goiás possam ter nosso sistema de ensino para que possamos igualar o conhecimento dessa criançada. A evolução da tecnologia é muito rápida e queremos oferecer a essas crianças as melhores práticas de ensino para que não fiquem para trás”, sublinhou
 
Ainda de acordo com o presidente da Fieg, o projeto visa formar mão de obra no Estado inteiro para que a indústria, instalada onde estiver em Goiás, tenha sua demanda suprida. “A indústria não terá que importar gente de fora. Nós é que vamos exportar profissionais para outros Estados”, ressaltou.

Marcelo Amargoso, secretário municipal de Educação de Alto Horizonte, relata que a parceria com a Fieg permitiu que a educação na cidade desse um salto. “Iniciamos o projeto no Ensino Fundamental I e II, mas com a rápida evolução no ensino, a gente tinha o sonho de ofertar o Ensino Médio pelo município também, e esse ano nós conseguimos, com a parceria Sesi, oferecer duas turmas de Ensino Médio profissionalizante”, relatou. Cerca de mil alunos foram beneficiados.Já os prefeitos das novas cidades contempladas estão empolgados.

“Esse projeto, principalmente com a informática e a robótica, é de fundamental importância para preparar nossos alunos para o futuro”, diz Edson Guimarães, prefeito de Pontalina. “A Fieg, além de estar apoiando as indústrias e gerando emprego no interior, agora traz essa parceria na educação, que é importantíssima. O desenvolvimento passa primeiro pelas pessoas, e nada melhor do que começar pela escola. O melhor programa social que existe é o emprego, e a Fieg está trabalhando isso desde o início”, disse Itamar Leão, de Sanclerlândia.

“Hoje é um dia de muita alegria e de avanço para o nosso município ao firmar essa parceria com o Sesi, com uma gestão que é referência não só no Estado de Goiás, e com processos educacionais cada vez mais desenvolvidos e tecnológicos que nós, gestores, devemos levar para nossas cidades”, completa Altram Avelar, prefeito de Flores de Goiás. Em breve, a Fieg deve assumir a gestão de uma escola também em Itaberaí e já negocia com outras prefeituras do interior goiano para ampliar o programa.