A Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) realizará em Goiânia curso específico sobre os cuidados que devem ser adotados para garantir que a gestão de resíduos sólidos urbanos seja conduzida de forma adequada. O evento será no dia 11 de maio, com apoio do Tribunal de Contas de Goiás (TCM-GO). As inscrições são gratuitas no site. A ação contará com a participação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e tem também apoio de empresas privadas que atuam no setor de limpeza urbana e gestão de resíduos.
Programado para ter início às 8 horas e com encerramento previsto às 17 horas, o curso Erradicação de Lixões e Recuperação de Áreas Degradadas será realizado no auditório do TCM-GO, que fica na Rua 68, nº 727, no Setor Central. No total, serão apresentados nove painéis, com as aulas sendo ministradas por técnicos associados à ABLP com reconhecida experiência em suas áreas de atuação.
O presidente da ABLP, João Gianesi Netto, destaca que, embora ainda um pouco tímida, é muito positiva a clara sinalização de um maior envolvimento e participação mais efetiva de órgãos públicos nas discussões que envolvem a gestão adequada de resíduos urbanos. Ele destaca que, além do próprio TCM-GO, o Ministério Público de Goiás também estará presente no curso, com o promotor Juliano de Barros Araújo conduzindo a palestra de abertura. “Esse tipo de comprometimento é muito importante para resolver problemas que se arrastam há muito tempo.”
Segundo Gáudio Fleury, diretor da ABLP responsável pela Regional Centro-Oeste, o assunto além de ser de alto interesse público, está em pauta em razão da extrema necessidade e exigências para o encerramento dos chamados lixões. “Importante e necessário debate”, arremata.