Goiânia será sede da quinta edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), evento que reunirá os mais diversos especialistas em ensino e gestão escolar do país a partir desra terça-feira (10). O objetivo é incentivar o intercâmbio de conhecimento e de experiências entre agentes envolvidos na gestão e no controle da educação. A programação será promovida no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
No primeiro dia, tem destaque a conferência de abertura, no começo da noite. Para a ocasião, é aguardada a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará. Antes, estão previstas reuniões, oficinas e apresentações ao longo de todo o dia, além de falas de representantes do Sistema Controle Externo na cerimônia de abertura.
No segundo dia, pela manhã, haverá painéis sobre planos de educação e a qualidade da educação pública. No período da tarde, um painel vai tratar de perspectivas para o financiamento da educação. O evento seguirá com debates sobre a articulação dos tribunais de contas com o Sistema Nacional de Educação e iniciativas relevantes do controle externo.
No último dia, painel abordará o papel do professor. Na sequência, será debatido o uso de tecnologias na educação pública e no controle. À tarde, um painel tratará da primeira infância e haverá debate será sobre novos arranjos administrativos para educação infantil. A conferência de encerramento ficará a cargo dos especialistas Cláudia Costin e Guilherme Lichand, que tratarão dos desafios dos próximos anos na educação.