Brasil, 15 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Bolsonaro sabia da falsificação dos certificados de vacina, diz Polícia Federal

Publicado em atualizado em 04/05/2023 às 17:47

O ex-presidente Jair Bolsonaro tinha ciência da inserção fraudulenta dos dados no sistema do Ministério da Saúde. A constatação é da Polícia Federal.

“Jair Bolsonaro, Mauro Cid e, possivelmente, Marcelo Câmara tinham plena ciência da inserção fraudulenta dos dados de vacinação, se quedando inertes em relação a tais fatos até o presente momento”, afirma representação encaminhada pela PF ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A polícia cita como indícios do conhecimento de Bolsonaro o fato do certificado de vacinação do ex-presidente ter sido emitido nos dias 22 e 27 de dezembro de dentro do Palácio do Planalto.

“Tais condutas, contextualizadas com os elementos informativos apresentados, indicam que as inserções falsas podem ter sido realizadas com o objetivo de gerar vantagem indevida para o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro relacionada a fatos e situações que necessitem de comprovante de vacinação contra a Covid-19”, diz a PF.

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da investigação teriam realizado as inserções falsas entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para que os beneficiários pudessem emitir certificado de vacinação para viajar aos Estados Unidos.