A Assembleia Legislativa tem mostrado fólego neste início de legislatura e cumpre, sob o comando do presidente Bruno Peixoto, agenda produtiva de votação de matérias importantes da Governadoria, da Mesa Diretora e dos parlamentares.
Além dos debates e votações, a Casa ainda é palco da realização sessões solenes, audiências públicas que debate, assuntos que merecem atenção da sociedade goiana, reuniões ordinárias de comissões temáticas, com o registro de instalação de frentes parlamentares. Cursos e ciclos de debates promovidos pela Escola do Legislativo também movimentam a Casa.
Valorização de professores
A valorização dos professores e administrativos da Educação assim como a preocupação com a violência nas escolas foram temas discutidos na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
A presidente da comissão, deputada Bia de Lima (PT), anunciou que haverá uma audiência com o prefeito para discutir o pagamento do piso salarial, a data base dos administrativos e a chamada dos concursados da Educação. Além disso, a parlamentar cobrará do Governo do estado a realização da chamada do pessoal da Educação e da Segurança Pública, aprovados no último concurso.
A Comissão abordou a necessidade de integração entre os profissionais de educação e segurança para criar uma rede de proteção nas escolas, além da importância da contratação de psicólogos para contribuir para a diminuição do estresse no ambiente escolar.
Segurança nas escolas
Deputados, autoridades da área de segurança pública e educação se reuniram em audiência pública na Casa para discutir medidas de segurança para escolas públicas e privadas. O encontro ocorreu em um contexto de violência nas escolas do País, e o deputado Amilton Filho, que propôs a audiência, destacou a importância de buscar soluções conjuntas para diminuir a tensão e a pressão do momento complexo. Entre os presentes estavam a secretária de Educação, Fátima Gavioli, o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum dos Santos, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar de Souza.
O assunto da violência nas escolas foi alvo, não somente na audiência pública, de inúmeras discussões durante a semana que passou. O tema foi discutido pelos parlamentares da Alego durante as plenárias desta semana e o presidente Bruno Peixoto participou de uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (UB) e representantes de entidades para discutir diretrizes e ações voltadas para a prevenção de atentados em instituições de ensino.
O encontro aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e contou com a presença de autoridades da área de segurança pública e educação do estado. Durante a reunião, o governador anunciou medidas para reforçar a segurança nas escolas, incluindo a aquisição de detectores de metais portáteis e ampliação do monitoramento e do serviço de inteligência policial.
Além disso, o governador pretende encaminhar projetos de lei à Alego para possibilitar a vistoria de mochilas de jovens com atitudes suspeitas e responsabilizar pais e plataformas de redes sociais pelo conteúdo publicado. O secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, salientou que o plano, intitulado “Operação de Enfrentamento à Criminalidade nas Escolas”, passa a valer de maneira imediata e que a Polícia Civil e a Polícia Militar já estão mapeando movimentações no ambiente escolar e digital.
A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em virtude de ameaças feitas no ambiente virtual e apreendeu um jovem com comportamento suspeito.
Homenagem a Yocihar Maeda
A Assembleia realizou cerimônia para homenagear o fotógrafo Yocihar Maeda, falecido aos 67 anos vítima de câncer na bexiga. A placa com a fotografia do profissional foi descerrada na Agência Assembleia de Notícias do Palácio Maguito Vilela, sala que leva o nome do fotógrafo desde dezembro de 2022.
A celebração contou com a presença da família de Maeda, do ex-presidente da Alego Helio de Sousa, do deputado Cairo Salim representando o presidente Bruno Peixoto, além de autoridades da área de comunicação social da Alego. A proposta de homenagem foi apresentada por Helio de Sousa e aprovada por meio da Resolução nº 1762/22.
Yocihar Maeda trabalhou na Alego por mais de 30 anos e foi lembrado por sua competência, dedicação e atenção dispensada a todos, tornando-se referência para os seus colegas de profissão e respeitado entre os parlamentares.
Exposições culturais
O Palácio Maguito Vilela está recebendo duas exposições de artistas goianos até o próximo dia 20 de abril. Uma delas, intitulada “Uma Vida Simples”, é do artista Marcos Rezende e está localizada nas floreiras do bloco A, no térreo do prédio. São 19 telas, a maioria feita em acrílico, retratando paisagens, pássaros, casarios e retratos em telas de diversos tamanhos.
Segundo o artista, a exposição é uma grande oportunidade de ampliar o público de suas obras, que buscam transmitir paz e simplicidade do cotidiano. Além disso, Marcos Rezende realiza ações periódicas com crianças carentes, realizando oficinas de pintura onde ensina valores como o respeito, compartilhamento e disciplina.
A outra exposição, denominada “Elementos”, é do artista Paulo Gil que trabalha com materiais recicláveis há cerca de 15 anos. Para a exposição na Alego, Gil trouxe 47 peças, incluindo quadros e peças funcionais, como abajures e luminárias. A exposição foi aberta na terça-feira, 11, e fica em exibição até o próximo dia 25, com visitação aberta ao público das 8h às 18h.
Gil é funcionário público da Câmara Municipal de Goiânia e decidiu trabalhar profissionalmente com suas esculturas no final de 2022. Além da sustentabilidade, outra marca de sua arte é trabalhar somente quando sente desejo de fazer uma peça e sem prazo determinado para entrega.
As exposições são uma atividade da agenda cultural da Alego, que busca trazer diversas manifestações culturais feitas por artistas goianos para o espaço da sede do Legislativo.
Modernidade e Economia
A Assembleia lançou o módulo de Memorandos e Ofícios do Alego Digital. A solenidade contou com a presença de representantes da presidência da Casa, diretores e servidores. Durante a abertura, os diretores destacaram a importância do projeto e ressaltaram a economia de tempo e recursos financeiros proporcionada pelo Alego Digital.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Alego, Rafael Gouveia, o tempo de tramitação dos processos diminui em 70% com a implantação do sistema. A transmissão do evento foi feita pelo canal oficial da Alego no YouTube, ampliando o acesso à informação e garantindo transparência ao processo.
Cursos
Dentre as atividades de capacitação desenvolvidas, destaque para a série de cursos com a temática “Poder Legislativo: Teoria e Prática para Assessores Parlamentares”, desenvolvida pela Escola do Legislativo e a Procuradoria-Geral da Casa. O objetivo é formar profissionais conhecedores e críticos das funções, normas e procedimentos institucionais do Parlamento goiano, tornando eficaz o processo legislativo para servidores que atuam na Casa.
Os módulos, que aconteceram de forma híbrida e síncrona, foram transmitidos ao vivo no canal da Escola do Legislativo no Youtube e, também, puderam ser acompanhados presencialmente no auditório da CCJ, no 2º andar da Alego. A iniciativa atendeu os servidores preferencialmente lotados nos gabinetes dos deputados.