Vai acontecer nesta segunda-feira (17), no auditório do Centro Administrativo Municipal de Trindade, às 15h, o de apresentação do Projeto Cinturão da Moda para costureiras, interessados em moda, confeccionistas e moradores da cidade. Além de detalhes sobre o Projeto, os participantes vão conhecer os meios para que possam formar cooperativas de trabalho que vão fomentar o desenvolvimento da indústria têxtil no município, apoiar o empreendedorismo e promover geração de emprego e renda para as famílias.
O Projeto Cinturão da Moda foi lançado em fevereiro de 2022 pelo Governo de Goiás e tem o objetivo de gerar cerca de 100 mil novos postos de trabalho em 30 municípios goianos na indústria da moda fazendo uma conexão com o polo da Região da 44 para suprir a demanda por mão de obra. Com faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano, a Região da 44 pelo quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Atualmente, tem mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a expansão da busca por mão de obra qualificada.
O Projeto Cinturão da Moda é dividido em etapas, como a abertura de cooperativas nos municípios e construção de galpões regionais para o desenvolvimento das atividades. Neste encontro de segunda-feira costureiras e interessados no ramo da moda em Trindade vão receber informações e serão convidados a formarem cooperativas no município. Assim, poderão utilizar as instalações da Casa da Costura, criada pela Prefeitura de Trindade. No local está instalada a máquina Audaces, que custou 1,4 milhão de reais e tem a capacidade de corte e uma série de etapas para que o tecido fique em ponto de costura.
No Estado, participam do Projeto Cinturão da Moda a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC); Secretaria da Retomada; de Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds); Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); e GoiásFomento. O Sebrae/GO também é parceiro assim como as prefeituras municipais.