Brasil, 06 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Secretaria de Segurança anuncia delegacia para combater violência de torcedores

Publicado em

Órgãos de segurança do Estado apresentaram medida para conter a violência nos estádios de futebol. Uma delegacia especializada no combate ao mau torcedor — aquele que usa o nome de clubes para cometer crimes violentos contra torcedores adversários — foi criada e já cumpre mandados de prisão, busca e apreensão contra integrantes de torcidas organizadas. O Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot) pretende intensificar a segurança dos frequentadores de estádios com tecnologias como o reconhecimento facial.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) anunciou o novo grupo em entrevista coletiva. Funcionando dentro da Delegacia Estadual de Investigação Criminal (Deic), no setor Cidade Jardim, em Goiânia, o Geprot vai centralizar as investigações de crimes praticados contra o torcedor. De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás, André Gustavo Corteze Ganga, os torcedores nem podem ser chamados assim, mas de “delinquentes travestidos de torcedores”.

“Teremos uma atuação repressora contra esses grupos que querem cometer atos violentos contra o bom torcedor”, disse o delegado. André Ganga esclarece que quem associa a prática de crimes ao futebol acaba desestimulando a ida das famílias aos estádios. O Coronel André Henrique Avelar de Sousa, Comandante geral da Polícia Militar de Goiás, afirmou que a união dos esforços dará respostas rápidas à sociedade. “São criminosos que estragam a festa que o futebol proporciona, infelizmente em todo o Brasil. Porém, nós garantimos, em nome do Governador de Goiás, que a mão do Estado será dura, será forte contra esses criminosos.”