A terceira edição do projeto Tampamania foi lançada nesta terça-feira, 4, no auditório do Parque Ipiranga, e contou com a presença de gestores das escolas municipais e CMEIs, além de autoridades. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis e do Rotary Club, em parceria com a Secretaria Municipal de Integração – Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, por meio do Programa Voluntários de Coração, e ainda as Secretarias de Educação, Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Estudantes de toda a rede municipal se mobilizam durante o ano inteiro arrecadando tampas plásticas, impedindo que sejam descartadas no ambiente, em uma competição que resulta na aquisição de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência física. As unidades escolares que se sobressaem, assim como os estudantes de cada uma delas, são premiadas com bicicletas e tablets.
Para a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, o projeto foi sucesso nas duas edições e promete seguir o padrão neste ano por conta da integração das secretarias e servidores. “É isso que nós queremos e eu fico muito feliz com a participação de todos vocês. E agora, lançando a terceira edição, tenho certeza de que será um sucesso, graças ao empenho e o trabalho de cada um. Muito obrigada a todos vocês que fazem parte desse projeto”, finalizou.
Na primeira edição do projeto foram arrecadadas mais de quatro toneladas de tampas, que foram convertidas em 12 cadeiras de rodas. Já em 2022, foram mais de cinco toneladas, que resultaram na aquisição de 16 novos equipamentos. A expectativa para 2023, segundo William Sabino, presidente do Rotary Club, é superar as edições anteriores. “O Rotary fica feliz por essa parceria com programa Voluntários de Coração e demais secretarias municipais”, comentou.
Participaram do café da manhã os secretários municipais de Integração, Eerizania Freitas; de Educação, Alex Martins; o diretor de meio ambiente, Thiago Vitorino; e a presidente da Associação Cruzada Pela Dignidade, Sonja Lacerda.