O setor têxtil é um dos mais aquecidos no Centro-Oeste, principalmente em Goiás, devido ao grande potencial referente ao aumento da produção aliada à maior qualificação industrial, gerando emprego e renda. Com essa performance, a capital goiana foi escolhida para sediar a 11ª edição da Feira de Fornecedores e Componentes Têxteis – COMTEX 2023, que conta com realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Goiás (Sinvest) e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Senai e da Câmara Setorial da Moda (Casmoda). Durante dez anos, a feira foi realizada no Nordeste e, neste ano, pela primeira vez será sediada no Centro-Oeste. O local escolhido foi o Centro de Convenções da PUC, nos dias 26 a 29 de abril.
A feira reúne novas tecnologias e tendências para a indústria da confecção de Goiás e tem como objetivo alcançar um público segmentado e altamente qualificado, localizado principalmente no Estado de Goiás e Distrito Federal. O evento tem como público-alvo indústrias confeccionistas, lojistas, distribuidores, lavanderias têxteis, profissionais autônomos, estilistas, prestadores de serviços e estudantes de moda.
Com abrangência regional, voltada principalmente para o Estado de Goiás, a COMTEX atenderá às empresas dos polos de confecções das cidades de Goiânia, Catalão, Jaraguá, Pontalina, Taquaral, Inhumas, Goianira e Aparecida de Goiânia. Contudo, o evento busca proporcionar um maior intercâmbio de informações entre profissionais do setor e expositores, reunindo empresas de diversas regiões do País com o que há de mais moderno em tecnologia e inovação.
A COMTEX tem como expectativa movimentar nesta edição mais de R$ 10 milhões em novos negócios. Como não existe nenhuma feira próxima à Região do Centro-Oeste, o evento é a melhor oportunidade de acesso do setor a novas tecnologias e informações, além de ser um ambiente especialmente preparado para geração de negócios.
Depois de dez anos no Nordeste, a escolha de trazer a feira para Goiás, segundo Feliciano Ramos, organizador da COMTEX e diretor da QG Business, ocorreu devido ao potencial goiano no setor. “Mesmo a região sendo um grande polo na indústria têxtil e da moda, até hoje não houve nenhuma feira que suprisse o mercado, sendo que a única existente atualmente fica em Blumenau, no Sul”, frisa. Ele complementa que a “feira na Região Centro-Oeste atende não apenas Goiás, mas também as regiões próximas, como o Triângulo Mineiro, os Estados de Mato Grosso e o Distrito Federal, proporcionando para esse público mais competitividade de mercado, além de trazer novas tecnologias e toda a matéria-prima disponível no mercado nacional”.
Além da exposição, a COMTEX promoverá paralelamente o Goiás Fashion Business, que ocorrerá durante os quatro dias do evento, em um ambiente que irá lançar produtos e disseminar informações sobre moda. Esse segmento foi dividido em dois eventos: uma conferência sobre tendências e um fórum sobre sustentabilidade.
A COMTEX já contabiliza mais de 27 expositores e ainda conta com palestrantes de todo o País, incluindo instituições como Senac, Senai e alguns sindicatos. A entrada para a feira é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site do evento.