Brasil, 20 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

Prefeitura realiza 1,2 mil podas de árvores em quatro dias

Publicado em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Frente de Ações Urbanas, realiza poda nos bairros São Domingos, Sudoeste, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Atlântico e Bueno, nesta sexta-feira (17/03). Em apenas quatro dias, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) executou 1.200 podas, com previsão de mais 900 até domingo (19/03). Os trabalhos são realizados durante os períodos diurno e noturno.

Ao longo da programação, por exemplo, 188 árvores serão podadas na Avenida Independência, no Jardim Atlântico. Destas, 150 são da espécie jambolão, além de nove flamboyants, duas jaqueiras, sete mangueiras, 18 oitis, uma ficus e outra angico. A Praça do Caju, localizada no Residencial Sonho Verde, também recebe cuidados. No Jardim América, é finalizada a poda em locais com difícil visualização de semáforos, assim como na Rua 807 da Vila Santa Isabel.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que o serviço é executado com planejamento e técnicas que objetivam o mínimo de impacto ambiental na cidade. Ele destaca que é levado em consideração os aspectos arbóreos e o ângulo de crescimento das guias e caules. “O corte é feito de forma precisa, após analisar todos os fatores externos que cercam a árvore, como por exemplo, a iluminação disponível, para que possamos reorientar o crescimento das ramificações, sem danificar a estrutura”, diz.

A programação continua no sábado (18/03), nos setores Jardim Atlântico, Centro Oeste, Parque Tremendão, Jardim América, Parque dos Buritis, Parque das Laranjeiras e Jardim Curitiba. Os bairros Jardim Atlântico, Rodoviário, Chácara do Governador, Estrela Dalva, Morada do Sol, Bairro Floresta, São Francisco, Novo Horizonte, Oeste, Jardim Curitiba e América recebem equipes técnicas de poda preventiva, no domingo (19/03).

Durante as atividades, são utilizadas motosserras e veículos com cestos elevatórios, capazes de alcançar o topo das árvores. Após o término da poda, é realizada remoção e varrição, para deixar os locais higienizados. Nos casos de ameaça de queda, o exemplar poderá ser extirpado por inteiro, mediante estudo e autorização prévia da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).