A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (16/3) a Operação Laboratórios Premiados, que investiga desvio de recursos públicos na área da saúde no município de Porangatu, no Norte de Goiás. A gestão municipal é comandada pela ex-deputada estaduak Vanusa Valadares.
Um força tarefa de 40 agentes e seis servidores da CGU cumprem 10 mandados judiciais de busca e apreensão na cidade goiana, em hospitais, na prefeitura de Porangatu e na Secretaria Municipal de Saúde.
A investigação indica que, durante as gestões municipais de 2012 a 2016 e 2020 a 20222, alguns laboratórios foram destinatários de montantes de verbas destinadas à saúde pública, gerida pelo próprio município.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Rafael Valadares de Oliveira, o inquérito policial teve início após a denúncia de um cidadão com possíveis fraudes em processos licitatórios. Segundo ele, CGU identificou diversas fraudes em licitações e contratos administrativos