Brasil, 08 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Bento Albuquerque contradiz Bolsonaro em depoimento sobre joias sauditas

Publicado em atualizado em 15/03/2023 às 17:26

O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque prestou depoimento nesta terça-feira (14) à Polícia Federal e contou que recebeu as joias de diamantes do regime da Arábia Saudita como um presente para o Estado do Brasil. Ele relatou que abriu o processo de tentar liberar as peças avaliadas em R$ 16,5 milhões, confiscadas pela Receita Federal, para que fossem anexadas ao governo brasileiro.

A história contada pelo ex-ministro foi na contramão do que disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Em nota publicada na semana passada, o advogado Frederick Wassef falou que o então chefe do Executivo federal “declarou oficialmente os bens de caráter personalíssimo recebidos em viagens”. A defesa fez referência ao relógio e outros itens valiosos avaliados em R$ 400 mil que entrou no Brasil de forma irregular.

Os advogados de Bolsonaro usaram um entendimento do Tribunal de Contas da União, de 2016, sobre os presentes ganhados por presidentes da República. No entanto, a norma proíbe a apropriação de presentes caros, como joias.

Albuquerque foi questionado pelos policiais federais se ele conversou com Bolsonaro sobre as peças. O ex-ministro garantiu que não. Bento também comentou que achou que o presente era para Michelle Bolsonaro porque só viu o pacote aberto durante a fiscalização no aeroporto.