
O IBGE divulgou dados que mostram que, em fevereiro, os preços das carnes despencaram 1,22% no Brasil.
A picanha foi o corte que mais sentiu um alívio da inflação, com queda de 2,63% em fevereiro. Vale destacar que essa é a maior queda dos produtos desde novembro de 2021.
Naquele período, os preços das carnes caíram 1,38%. É bom destacar que os valores já vinham caindo após as altas na pandemia. Ainda de acordo com o IBGE, a variação da inflação foi calculada a partir dos preços coletados entre os dias 28 de janeiro a 28 de fevereiro.
Ainda segundo o IBGE, a queda em fevereiro pode ter sido resultado do impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China. A suspensão resultou num aumento da oferta no mercado doméstico.
Vale lembrar que as exportações para a China foram paralisados a partir de 23 de fevereiro. A medida veio após a confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará.
Em agosto de 2022, durante sua campanha para a presidência, Lula (PT) disse em pleno Jornal Nacional que, se eleito, os brasileiros voltariam a “fazer muito churrasco”. “O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha”, disse na época.