O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde, desencadeou esta semana a testagem para a Covid-19 em 22 unidades de saúde do Estado, em Goiânia e no interior. O foco é identificar e tratar as pessoas que testarem positivo, evitando a disseminação do vírus. Em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa nesta terça-feira, 18, o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino informou que somente nesta primeira semana deverão ser realizados 72,8 mil testes.
“Todo o processo está muito bem organizado, com distribuição de 500 senhas por dia em cada uma das unidades. No local, as pessoas pegam as senhas. Depois realizam os testes e recebem o resultado poucos minutos depois. Se testarem positivo, são encaminhadas para atendimento médico onde recebem todas as orientações para retornarem às suas casas e cumprirem o período de isolamento”, detalhou Ismael Alexandrino, que acompanhava os preparativos para a testagem no Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos.
Em Goiânia, a ação é realizada no Crer, com atendimento das 8 às 17 horas. No site da Secretaria da Saúde (www.saude.go.gov.br) os interessados encontram a relação completa das unidades de saúde e sua localização. A intensificação da testagem ocorre no momento em que o número de casos de Covid-19 registra elevado crescimento. Muitas vezes as pessoas não apresentam sintomas e, por não saberem que estão contaminadas, continuam passando o vírus para outras pessoas, o que pode resultar em multiplicação dos casos e aumento da demanda pelos serviços públicos de saúde.