
Deputados federais do PSOL, PDT e PSB protocolaram a cassação do mandato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por transfobia após discurso no plenário da Câmara durante este Dia Internacional da Mulher.
A representação protocolada pede ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que um processo disciplinar seja instaurado no Conselho de Ética na Casa e que Ferreira seja punido com a cassação ao fim de toda a análise. Na avaliação do grupo, o deputado quebrou o decoro parlamentar.
Além da bancada do PSOL, também assinam o documento as deputadas Duda Salabert (PDT-MG) e Tabata Amaral (PSB-SP), os deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Túlio Gadelha (Rede-PE), e o presidente do PSB, Carlos Siqueira.
No Dia Internacional da Mulher, Nikolas foi à tribuna da casa e colocou uma peruca loira. Ele disse que, hoje, “se sente mulher”, é a “deputada Nicole” e “tem lugar de fala”.
“As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade”, disse o polêmico parlamentar, conhecido por seu extremismo político.