Embalado pelo sonho de conquistar a prefeitura de Goiânia em 2024, o MDB tem quatro nomes consistentes que podem ser candidatos. Veja quem são:
- Daniel Vilela
Depois da traumática perda do pai, o recém-empossado prefeito da capital Maguito Vilela, em janeiro de 2021, Daniel pavimentou uma parceria sólida com o governador Ronaldo Caiado e se elegeu vice-governador. É, sem dúvida, o nome mais forte e preparado do MDB. Mas é improvável que dispute a prefeitura, visto que ele tem assumido missões de alta relevância no governo.
- Ana Paula Craveiro
Assim como Daniel, a empresária Ana Paula de Araújo Rezende Machado Craveiro atravessou período de luto recentemente. Ela perdeu o pai, Iris Rezende, no ano passado, e a mãe, Dona Iris, semanas atrás. Ana Paula herdou o talento para articulações e foi importante quando o MDB se aproximou de Caiado, em 2021. Tem ótima relação com o governador.
- Lucas Calil
O deputado estadual Lucas Calil foi o terceiro mais votado nas eleições de 2022. Tem uma base eleitoral consistente na região metropolitana de Goiânia. Caso Daniel e Ana Paula não queiram ser candidatos, é provável que ele seja a alternativa do partido.
- Anselmo Pereira
O decano da Câmara Municipal de Goiânia volta e meia se apresenta como pré-candidato a prefeito. Foi assim na última eleição, quando ainda estava filiado ao PSDB, e é assim agora. Dois fatores pesam contra ele: 1) o fato de ser líder da gestão do prefeito Rogério Cruz na Câmara, visto que Rógerio poderá ser adversário do MDB; e 2) o fato de nunca ter conseguido se eleger para cargos mais importantes, como de deputado.