
O Partido Verde (PV) apresentou, nesta segunda-feira (9), pedido de impeachment do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O pedido é motivado pela omissão de Ibaneis diante dos atos golpistas de vandalismo promovidos por bolsonaristas, que destruíram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
“Ibaneis Rocha não tem garantido o correto exercício das suas funções constitucionais, redundando em flagrantes inconstitucionalidades materiais em relação à obrigação de proteger, resguardar e defender os direitos e garantias fundamentais, bem como o exercício da lei e da ordem na Capital Federal”, assinala nota divulgada pelo PV.
O pedido de cassação do mandato, apresentado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ocorre horas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ter determinado o afastamento do cargo do governador por 90 dias. O cargo de governador será assumido pela vice-governadora Celina Leão (PP), outra bolsonarista declarada.