O vereador Ronilson Reis (sem partido) anunciou que vai protocolar pedido de abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar denúncias de corrupção na Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Reis afima que há indícios de graves irregularidades e desvio de dinheiro envolvendo parcerias da Comurg com o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e fornecedores.
O vereador iniciou a coleta de assinaturas para protocolar o pedido na Câmara Municpal .
“Temos a aceitação de boa parte dos vereadores e as 12 assinaturas necessárias. Trata-se de uma investigação urgente, com fundamentação e indícios fortes de improbidade administrativa e desvio de dinheiro público”, asseverou.
A abertura da CEI aconteceu após uma denúncia apresentada por e-mail, em setembro deste ano, endereçada à Presidência da Câmara Municipal de Goiânia. Na denúncia são relatadas possíveis irregularidades, como aumento de funcionários comissionados, de 33 para mais de 350 cargos, possíveis fraudes em pagamento de fornecedores e licitações, além de pagamento de gratificação e supersalários.
Neste mês de dezembro a denúncia foi reiterada para reforçar que o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS) não recebia os repasses dos servidores desde janeiro de 2022.
A contribuição previdenciária do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), inclusive, está atrasada desde de outubro de 2021, sendo que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não é depositado pela companhia há oito meses, de acordo com a denúncia. Há ainda o atraso contumaz de fornecedores, dos quais se extrai uma relação prévia de débitos que chegam a ordem de R$60 milhões.
“Todos esses pontos precisam ser esclarecidos. Trata-se de uma denúncia grave, que nós, vereadores, não podemos fechar os olhos. Fiscalizar, esta é uma das principais funções do vereador, e a CEI da Comurg será a ferramenta correta para apurar e passar a limpo todas as denúncias e responsabilizar as práticas e condutas de corrupção e improbidade administrativa”, sublinha Reis.