Brasil, 16 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Presidente do Peru dissolve Congresso, convoca eleições e instaura governo de exceção

Publicado em atualizado às 19:08

O presidente peruano, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (7) a dissolução do Congresso, a instauração de um “governo de emergência excepcional” e a convocação de novas eleições legislativas.

Na mensagem, feita por meio de um pronunciamento na TV aberta, Castillo afirmou que declarou estado de emergência e impôs um toque de recolher em todo o país visando estabelecer um “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia”. “São emitidas as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República e estabelecer um governo excepcional de emergência”, disse.

Ainda segundo o presidente do Peru, o sistema de Justiça será “reorganizado”,  incluindo o Poder Judiciário,  Ministério Público, a Junta Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional.

O Congresso peruano aprovou, na semana passada, a abertura de um processo de impeachment sob a justificativa de que o presidente do país não possui “capacidade moral” para ocupar o cargo. “Esta é a terceira tentativa formal de derrubar o líder de esquerda desde que ele assumiu o cargo, em 2021.