Brasil, 28 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Fieg: CTRT discute perspectivas trabalhistas para o novo governo

Publicado em

O Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT) da Fieg, liderado pelo empresário Marley Rocha, reuniu conselheiros terça-feira (29/11), na Casa da Indústria, para discutir as perspectivas para a área no novo governo. O encontro foi o primeiro presencial realizado desde a pandemia e marcou a última reunião de 2022 do colegiado.

Na avaliação de Marley Rocha, a temática trabalhista e sindical será um dos principais debates da nova gestão, sobretudo pelo engajamento de nomes ligados às centrais sindicais no grupo técnico que discute o tema Trabalho na equipe de transição do governo eleito. “Já se espera a recriação do ‘Conselhão’, a retomada da contribuição sindical e estender a sindicalização para autônomos e informais”, afirmou.

O presidente do CTRT alertou ainda para a possível rediscussão de importantes avanços trazidos pela Reforma Trabalhista, como o trabalho intermitente, ultratividade e autorização para acordos firmados diretamente entre empresas e empregados. No âmbito das Normas Regulamentadoras, o cenário é de maior dificuldade para aprovar revisões, diante de nova composição das comissões tripartites e maior influência do Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Considerando os nomes cotados pela equipe de transição, a perspectiva é de trazer mais responsabilidades para as empresas. Nosso principal desafio é manter os avanços da Reforma Trabalhista, sobretudo na questão da ultratividade, considerando que o retorno à situação anterior será extremante danoso à negociação das convenções coletivas”, concluiu.

A reunião do CTRT contou com participação de advogados trabalhistas, profissionais de recursos humanos e de representantes do Grupo José Alves, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), do Sindicato das Indústrias de Confecção de Goiânia (Sinroupas), Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Sindicato das Indústrias de Curtumes e Correlatos do Estado de Goiás (Sindicurtume), Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), Sindicato das Indústrias da Alimentação no Estado de Goiás (Siaeg) e Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de Goiás (Sinprocimento).