
Os dois principais grupos políticos de Aparecida têm, em comum, o fato de não ter um candidato natural a prefeito nas eleições de 2024.
Entre os aliados do governador Ronaldo Caiado (UB), despontam dois nomes fortes: o do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) e o do candidato derrotado a senador Delegado Waldir (UB).
O vice-governador eleito, Daniel Vilela (MDB), afirmou na campanha eleitoral que terá um gabinete para despachar em Aparecida com frequência. Resta saber como a presença dele vai alterar (ou não) esse quadro.
Já no grupo do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) há, por enquanto, três opções: o atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota), o candidato derrotado a senador João Campos (Republicanos) e o deputado estadual Veter Martins (Patriota). No momento, a vantagem é de Vilmar.
A terceira força dessa eleição em Aparecida é o presidente da Câmara Municipal, vereador André Fortaleza (MDB). Fortaleza trabalha para construir uma candidatura independente. O fato de não estar sob tutela de padrinhos é um trunfo para ele, já que tem liberdade para construir seu discurso como quiser.