Em declarações publicadas na coluna Giro, do jornal O Popular, o governador Ronaldo Caiado (UB) apontou o empresário Rubens Prudente como o responsável por organizar a invasão ao plenário da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (22).
O piquete serviu para impedir deputados estaduais de aprovar, naquele dia, a criação de uma taxa voltada para o agronegócio e destinada a compor um Fundo de Infraestrutura.
“Aquela cena representa um grande chefe de trading, que é o Rubinho [Rubens Prudente, da Ouro Branco Negócios], e seus peões. Tá comprando o mundo inteiro e levou os peões para fazer a agressão. Nós de Goiás sempre tivemos fama de bons debatedores, com consistência, com capacidade de mobilização mas nunca teve isso”, disse Caiado.
Rubens Prudente é proprietário da Ouro Branco Agronegócios, dona de pelo menos 11 fazendas em Goiás. A Ouro Branco tem, como principais produtos, a soja e o milho, que são comercializados no mercado interno e exportados para países da Ásia e Europa.
Produz também sorgo e mantém uma média criação de gado de corte. O faturamento anual é de R$ 80 milhões. A empresa de Rubinho gera 38,4 mil toneladas de soja e 176 mil toneladas de milho por ano.