O Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS), liderado pelo vice-presidente da Fieg Flávio Rassi, promoveu segunda (21/11) e terça-feira (22/11) visita técnica de seus conselheiros a instalações da multinacional ArcelorMittal e à Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória e Região Metropolitana. A comitiva, que contou com participação do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg, Célio Eustáquio de Moura, foi recebida pela presidente da Findes, Cris Samorini.
Maior produtora de aço do mundo, a ArcelorMittal, no Brasil, opera com capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas/ano, atendendo a demandas dos mercados doméstico e internacional. A empresa, que possui estruturado núcleo ESG (governança ambiental, social e corporativa), é certificada nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, em reconhecimento às boas práticas adotadas para garantia da qualidade e gestão ambiental e de saúde e segurança.
“Os indicadores de saúde e segurança estão entre os melhores do mundo e a companhia é autossuficiente em energia elétrica, além de possuir um dos menores índices de consumo industrial de água doce do Brasil”, destacou Flávio Rassi, ao falar sobre as ações encampadas pela multinacional.
A comitiva conheceu detalhes do sistema de aproveitamento de gases do processo industrial da companhia e de dessalinização de água do mar, que contou com investimento de R$ 50 milhões para aumentar a segurança hídrica da empresa e do Espírito Santo, reduzindo o consumo de água doce para fins industriais.
A equipe da Fieg esteve também na Findes, onde conheceu detalhes de ações em prol do associativismo e do Observatório da Indústria, que atua com inteligência e análise, contribuindo com a competitividade do setor no Estado. A iniciativa subsidia, com dados, tomada de decisões de investidores e definição de políticas públicas de desenvolvimento. Em Goiás, projeto similar é liderado pela Fieg, por meio do Observatório Iris Rezende Machado. A visita técnica foi acompanhada pela assessora executiva da Fieg Elaine Farinelli.
INFRAESTRUTURA – A programação de visitas técnicas contemplou ainda ida ao complexo da VLi Multimodal e ao Porto de Tubarão, o segundo maior porto de exportação de minério de ferro do Brasil e que permite acesso de navios graneleiros de grande porte.
“Nossa visita foi muito proveitosa. Podemos conhecer in loco projetos implantados com sucesso na área de ESG e a estrutura logística da região, que é um importante corredor de escoamento da produção goiana, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica”, avaliou o presidente do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura.
Na VLi Multimodal, o diretor de Relações Institucionais e Regulatório, Fernando Schneider Kunsch, e o analista de pós-venda Anderson Portes acompanharam a visita pelo complexo. A empresa de logística controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica e Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Açailândia (MA) e Palmas (TO).