O agora ex-presidente do PRTB em Goiás, Denes Pereira, prepara sua vendetta contra os mandachuvas do diretório nacional do partido que o destituíram. O plano de Denes é o de procurar abrigo em outra legenda e de levar consigo os quatro deputados estaduais do PRTB e os três vereadores de Goiânia.
Duas razões principais ocasionaram o destronamento de Denes após longo período de comando do partido, pelo que apurou o Brasil24Horas. A primeira é o fato de não ter conseguido eleger deputados federais na eleição deste ano, o que é imprescindível para manter o PRTB acima da cláusula de barreira e, portanto, com acesso garantido a uma fatia do fundo partidário.
A segunda foi o “erro” na composição da chapa de vereadores em Goiânia em 2018, cristalizado pelo não cumprimento da cota de gênero e pela consequente anulação da chapa inteira. Com o trânsito em julgado do processo, perderam seus mandatos os vereadores Santana Gomes e Bruno Diniz.
Embora o PRTB tenha perdido Santana e Bruno, ganhou o reforço de vereadores que posteriormente se filiaram à legenda: Igor Franco (oriundo do Pros), Anderson Bokão (eleito pelo DEM) e Leandro Sena (ex-Republicanos). Além dos três, Denes garante que levará ao seu novo partido os vereadores Ronilson Reis (Brasil 35) e Welton Lemos (Podemos).
O grupo fica completo com os deputados estaduais Wagner Neto, coronel Adailton, Júlio Pina e Zeli Fritsche. “Nosso partido é o partido Denes Pereira”, diz o vereador Igor Franco.